A Salvar Sintra – Associação de Defesa do Ambiente é membro da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA).
A Salvar Sintra tem assistido com preocupação e revolta ao massivo abate de árvores e à destruição do coberto vegetal em várias zonas do Parque Natural Sintra-Cascais (PNSC), nomeadamente em áreas florestais da Serra de Sintra sujeitas ao regime de proteção total.
A Salvar Sintra acredita tratar-se de operações ilegais, dado existir notícias de licenças forjadas ou não emitidas pelas autoridades competentes. Apesar disso e de se tratar de operações conduzidas ao longo de semanas e meses, as autoridades encarregadas da defesa da legalidade parecem ignorar tais ocorrências.
A Salvar Sintra tomou conhecimento de um recente episódio de abate indiscriminado de árvores e outras espécies vegetais no Pinhal do Banzão, iniciado há dias e que, não obstante a intervenção de uma força da GNR local no dia de ontem, 11 de novembro, prosseguiu dia 12.
A CPADA tomou conhecimento pelos media desta luta local. A sua associada Salvar Sintra conta com o apoio da CPADA à tomada de posição dos moradores do Bonzão.
Lisboa, 13 de novembro de 2024