O Dia Internacional da Biodiversidade foi hoje motivo de comemoração, num evento organizado pelo Gabinete da Presidência da República, que teve lugar no Palácio de Belém e que foi presidido por sua Sua Excelência o Senhor Presidente da República, a presidência da CPADA e um conjunto de ONGAs de âmbito local.

O evento teve como objetivo dar voz e promover o diálogo entre ONGAs de âmbito local e divulgar trabalhos que desenvolvem no âmbito da conservação da natureza, sensibilização, promoção da biodiversidade e educação ambiental.

A CPADA realçou a importância do papel das ONGAs na concretização no terreno da conservação natureza e defesa do ambiente, assim como a relevância dos investimentos para a transição climática previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo defendido a necessidade de participar no acompanhamento da sua execução e apelado à alocação de fundos para apoiar a profissionalização das ONGA, enquanto elementos fulcrais da recuperação sustentável da economia nacional.

O Senhor Presidente da República destacou a importância da transversalidade e criatividade dos projetos apresentados, a cooperação institucional que alavancam, o cariz educativo, o envolvimento dos jovens e em particular a perspetiva que todos lançam para um futuro melhor. O Senhor Presidente da República disponibilizou o seu gabinete para apoiar a CPADA no acompanhamento da execução do PRR e a estabelecer pontes para promover o dinamismo do movimento ambientalista.

A CPADA deixa aqui um agradecimento particular ao Senhor Presidente da República pela iniciativa e à sua assessora para a área do ambiente, Drª Susana Viseu, inexcedível na organização deste evento e fator determinante para o seu sucesso, que foi por todos
reconhecido.

A seguir, discurso do Vice-Presidente da CPADA, Miguel Serrão:

DiscursoAberturaCPADA21Maio2021_Encontro do dia Mundial da Biodiversidade – ONGAs no Palácio